Projeto

Residência Wooding

Localizada na cidade de São Paulo a residência Ferraz de Andrade, segue os princípios impostos pela arquitetura moderna europeia com adaptações desenvolvidas ao logo dos experimentos que foram realizados até o período de 1960 no Brasil. O exercício do estudo da residência Ferraz de Andrade realça a atemporalidade da construção evidenciadas por algumas técnicas projetuais utilizadas até os dias de hoje sendo ainda contemporâneas para nossa época. É evidente que a casa traz alguns elementos característicos do movimento moderno como o uso pilotis, as grandes esquadrias e a geometria pura e simples da fachada relacionada com a rua.

Construída para o próprio arquiteto Nino Ferraz, a Residência Ferraz de Andrade, foi originalmente projetada em 1962 tendo como o principal diretriz de projeto evidenciar o jardim em qualquer ângulo da residência. Com um programa extenso, porém tradicional para uma residência unifamiliar brasileira na época, a casa segue um estilo moderno com formas simples e minimalistas, utilizando matérias comuns para a época como ladrilhos hidráulicos, pisos em cacos, (o famoso piso de “caquinho”, muito utilizo nas residências da década de 60 em São Paulo), tabuas de assoalho comuns de madeira e esquadrias em serralheria. Um elemento curioso no projeto original, é o desnível do terreno que foi evidenciado no meio da casa por uma escada que divide o espaço do hall e a sala principal.

Para o projeto arquitetônico do restauro feito pelo escritório Estúdio bg, foram analisadas reformas anteriores para a verificação da originalidade do projeto por meio de fotos e documentos fornecidos pelos proprietários, filhos do arquiteto Nino Ferraz. Foram avaliados os principais elementos que deveriam ser resgatados como a escada principal, o piso do hall de entrada, brises metálicos que controlam a intensidade de iluminação nos quartos e sempre o respeito à arquitetura moderna evidenciando as formas simples e puras do projeto original. 

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

Arquitetura

Pinheiros , São Paulo

2020 - 2021

Fotos: Fran Parente

Autores:

Antonio Brandão

Murilo Gabriele

Colaboradores:
Lucca Maia

Nicholas Holanda
Carolina Gonçalves

Fotos 1962

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/4

Projeto / Intervenção

IMG_8004.jpg
IMG_7656.jpg
IMG_7700.jpg
IMG_7451.jpg
IMG_7810.jpg
IMG_8070.jpg