Janeiro 2020

Cultura

CULTURA

Roteiro de Viagem

Mendoza, Argentina

"A gastronomia de Mendoza faz jus aos bons vinhos produzidos, oferecendo grande variedades de restaurantes e chefs consagrados.."

Localizada no sul da argentina, na parte costeira da cordilheira dos andes fazendo fronteira com Santiago, Chile, Mendoza é uma cidade conhecida como um dos principais polos de produção de vinhos da Argentina fomentado pelo turismo internacional. A gastronomia de Mendoza faz jus aos bons vinhos produzidos, oferecendo grande variedades de restaurantes e chefs consagrados. Além dos vinhos, a Cordilheira dos Andes oferece lindas paisagens e grandes aventuras para amantes de esportes da natureza.

Cidade | Clima |  Região

Arquitetonicamente Mendoza se configura por ser uma cidade estruturada com calçadas largas, bem arborizadas e com uma ótima infraestrutura de transporte. Caracterizada por ser uma região com baixa quantidade de chuvas, Mendoza sobrevive praticamente das águas trazidas pelo derretimento das geleiras da cordilheira dos Andes. Por toda parte pode se encontrar canais que hidratam as arvoes e jardins da cidade.

Acomodações

O roteiro da viagem começa com uma ótima recepção no hotel Hyaat localizado no centro da cidade, perto dos melhores bares e restaurantes. As bodegas estão por toda parte, infinitas possibilidades de degustação com preços e estilos variados. 

 

Bodega Lagarde | Restaurante -  Fogon

Ótima opção para degustação e almoço no restaurante Fogon. Localizado em um casarão do século XIX, o restaurante baseia-se na cozinha entre fogos. Almoço extremamente agradável servido no pátio-jardim colonial abaixo das copas das arvores entre as parreiras e a bodega. O menu servido por duas opções, 4 ou 7 passos harmonizados com vinhos da própria bodega.

Vinho sugerido: Henry Gran Guarda n° 1 (Blend)
Após 20 minutos no decanter um excelente vinho para harmonizar com carnes. 
24 mêses em carvalho francês de primeiro uso e  12 mêses na garrafa antes de sair da bodega.

Bodega El enemigo

Fundado pelo enólogo Alejandro Vigil (chef da Bodega Catena Zapata) e a historiadora Adrianna Catena (filha mais nova de Nicolás Catena). Criado por uma relação de história e técnica, os vinhos da Bodega El Enemigo fazem referência a uma época em que os imigrantes europeus se estabeleciam na Argentina procurando criar vinhos de extrema excelência associados aos países de origem.

Vinho sugerido: Gran Enemigo Single Vineyard Agrelo 2010 

Restraurante Azafran 

Um dos restaurantes mais populares de Mendoza, o Azafran surpreende pelo ótimo preparo dos pratos oferecendo grande variedades de vinhos para harmonização. O chef Pablo Ranea criou um interessante cardápio combinando sabores e estilos da região de Mendoza inspirados na cozinha internacional. A decoração tem como referência um velho armazém de bairro, com produtos raros exibidos em grandes prateleiras.

 

Bodega Casa de Uco | Hotel e Restaurante

Caracteriza por ser uma bodega com equipamentos modernos e estilo inovador porem com o processo 100% orgânico. Vinhos bons, restaurante agradável e hotel com arquitetura contemporânea.

Vinho sugerido: Casa de Uco Vineyard Selection

Hotel The vines | Restaurante 7 Fuegos

Um dos hotéis mais completos da região oferecendo uma excelente infraestrutura e acomodação. O restaurante chamado 7 fuegos é assinado pelo chef estrelado Francis Mallmann. A experiencia 7 fuegos é servido em uma mesa coletiva com pessoas de diversas nacionalidades servido de 7 passos com harmonização de vinhos locais. O restaurante também oferece pratos á la carte que é mais recomendado para Brasileiros principalmente. O custo benefício aparentemente é alto, mas de uma maneira geral a experiencia é agradavel.

Vinho Sugerido: Corazon Del Sol Malbec

 

Bodega Alpasíon | Hotel e Restaurante

Rústico, charmoso e com arquitetura local o hotel oferece uma ótima hospedagem fazendo com que os hospedes sinta-se em casa. O restaurante oferece um menu de 4 pratos combinado técnicas de cozimento no fogo, temperados com ervas e vegetais do jardim. A harmonização traz uma combinação de diferentes vinhos da própria bodega.

Vinho sugerido: Alpasion malbec 2018

 

Bodega La Coste de Los Andes  | Restaurante Atipana

A chef Miriam Chávez, Bolívia, chegou em Mendoza por um acaso descobrindo uma verdadeira vocação. O restaurante Atipana, liderado por Miriam e suas filhas na bodega La coste de los Andes, apresenta um cardápio bastante saboroso, diferenciado pelos ingredientes e influências Bolivianas. A harmonização é servida com vinhos argentinos e franceses cultivados pelos mesmos donos da bodega Argentina - Francesa.

Vinho sugerido: Château La Coste Bellugue 2016

Texto: Murilo Gabriele 

Fotos: Murilo Gabriele 

Roteiro: Antonio Brandão | Manoella Brandão

Bodegas:

www.lagarde.com.ar/pt/home

azafranresto.com/

www.enemigowines.com/

www.casadeuco.com.ar/

www.vinesofmendoza.com/

www.alpasion.com/

lacostedelosandes.com

1/9

[1]

[2]

1/12

[3]

© 2019 Estudio BG